Toda dor de garganta precisa ser tratada com antibiótico?
- 06 de Março 2024
Dor de garganta é um dos sintomas mais comuns na pediatria e um achismo muito comum entre os pais é que só tomando antibiótico é que irá resolver! Sinto lhes dizer, mas os antibióticos não são os salvadores da pátria! E quanto mais novinha é a criança, menos provável que essa dor seja de origem bacteriana.
Vou listar e explicar para vocês as possíveis e mais frequentes causas que podem levar seu filho a apresentar dor de garganta.
1 - Herpangina
A herpangina é uma doença viral que acomete a garganta das crianças, e pode acometer desde os bebês até as crianças maiores. Ela é causada pelos vírus herpes, enterovírus ou Coxsackie, e pode causar febre alta (39ºC) e recorrente, podendo necessitar de medicação para controle da febre a cada 5h. Essa doença causa muita dor e às vezes doi tanto que às vezes a criança não consegue engolir nem a saliva. Por ser um doença viral, NÃO há indicação de tratar com antibiótico.
A herpangina é uma doença bastante contagiosa, então seu filho deverá ficar afastado da creche ou da escola por alguns dias. Geralmente ela faz um febrão com duração de 3 a 4 dias e sara sozinha.
Como causa bastante dor na garganta é esperado que seu filho não consiga comer alimentos sólidos e quentes. Então ofereça líquidos, vitaminas de frutas, preparação dos alimentos em forma de purê ou bem amassadinho no garfo com a temperatura morna ou quase fria. Frutas geladinhas também pode ajudar na hora de se alimentar. São raros os casos que necessitam de internação hospitalar.
2 - Seu filho dormiu com a boca aberta
Dor de garganta que se manifesta pela manhã e vai melhorando ao longo do dia e não vem acompanhada de febre ou outros sintomas, pode ser sinal de que seu filho ronca ou dorme com a boca aberta. Nesse caso é importante procurar o Otorrinolaringologista para avaliar o porquê seu filho tem dormido com a boca aberta. Geralmente beber bastante água pela manhã umidifica novamente essa garganta e a dor logo passa.
3 - A famosa amigdalite
As amigdalas são um órgão de defesa que ficam na nossa garganta e são aquelas 2 bolinhas que temos uma de cada lado e quando há alguma infecção na boca elas inflamam e podem ficar recobertas de “pus”.
Acreditem se quiser, existe amigdalite viral e amigdalite bacteriana!
Como diferenciamos? Realmente nos primeiros 2 a 3 dias do início da dor na garganta é difícil dizer com certeza qual das duas que seu filho está apresentando. Ambas podem causar febre alta e são de início súbito, mas algumas pistas podem nos ajudar!
Uma das causas virais de amigdalite é a Mononucleose, que vou discorrer separadamente para vocês.
Diversos viris podem causar amigdalite viral e essas vem acompanhadas de sintomas nasais, podem apresentar uma tosse leve, dor no corpo e dor de cabeça.
Já a amigdalite bacteriana na maioria dos casos é causada pela bactéria Streptococcuspyogenes (Streptococcus do grupo A), e essa bactéria além dos sintomas de mal estar, febre e dor de cabeça, ela apresenta um sinal no exame físico da criança muito característico que são umas pintinhas no céu da boca e também são encontrados linfonodos inchados no pescoço.
Uma complicação comum desta bactéria é a Escarlatina. Nessa evolução da doença os sintomas iniciais serão somados ao aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo e alteração da língua. Por tratar-se de uma doença bacteriana, o tratamento inicial da amigdalite foi feito com antibiótico e quando aparecem essas manchas é comum os pais acharem que a criança evoluiu com alergia à Amoxicilina ou à Benzetacil. Essas manchas da Escarlatina geralmente aparecem no tronco e nos braços e são ásperas feito uma lixa. Causam pouca coceira e não tem nenhum inchaço associado. O médico deverá examinar essa criança para determinar se é uma alergia ou se trata-se de uma evolução esperada causada pela bactéria S. pyogenes. Fiquem tranquilos, isso não indica gravidade e logo seu filho ficara bem!
4 - Mononucleose: a "doença do beijo"
A mononucleose é uma causa muito comum de dor de garganta em crianças maiores e adolescentes. Ela é conhecida como doença do beijo pois ela é transmitida pela saliva e o que os adolescentes mais fazem é beijar! Mas calma papais, se seu filho pegou o vírus da mononucleose, o Epstein Baar, não significa que ele é um beijoqueiro! Crianças gritam o tempo todo jogando gotículas de saliva no ar, compartilham copos, talheres, canudos, chiclete e por aí vai, e esse objetos podem estar premiados com gotículas de saliva infectada! Por ser uma doença viral, repito, não há indicação de tratamento com antibiótico. Quando é prescrito o antibiótico erroneamente é muito comum nos dias seguintes ao início do antibiótico aparecerem manchas pelo corpo.

Foto: Uptodate - Rash in infectiousmononucleosis
Esse é um motivo muito frequente de os pais correrem com a criança ao Pronto Socorro achando que trata-se de uma reação alérgica ao antibiótico (Antibiótico da família das penicilinas: Ampicilina, Amoxicilina, Benzetacil). Não é nada grave, essas manchas geralmente não coçam e não melhoram com antialérgicos, já que não se trata de uma reação alérgica! A conduta aqui é suspender o antibiótico e em poucos dias as lesões desaparecem. Mas sempre que manchas no corpo aparecerem durante um tratamento é necessário uma avaliação médica para que após a criança ser examinada possa ser definido se trata-se ou não de uma reação alérgica!
Ocorre que o vírus da mononucleose DETESTA antibiótico, afinal, ele não serve para matá-lo, e aí o vírus provoca essa reação na pele. Pode ser que neste momento seu filho já esteja no 3 ou 5º dia de febre, e eu sei que isso causa angústia, mas essa febre prolongada é esperada para esta doença e após o tempo esperado de ação do vírus, a febre e todos os outros sintomas irão embora, sem antibiótico!
5 - Síndrome gripal
Sim, às vezes um dos primeiros sintomas da gripe é a dor de garganta. Após uns 2 a 3 dias do início dos sintomas aparecem a coriza, a obstrução nasal, dor de cabeça, dor no corpo e tosse. Os quadros gripais são sempre causados por vírus, então se vocês leram até aqui já sabem o que vou dizer, não é mesmo?
Não há indicação de tomar antibiótico!
6 – Faringite
A faringe é a “garganta” propriamente dita. E essa região da nossa cavidade oral pode ser infectada por vírus ou bactéria. A bactéria S. pyogenes que citei nas causas de Amigdalite também pode acometer a faringe. Mas as causas mais comum de Faringite são os vírus, principalmente Adenovírus, Influenza, SARS-CoV 2, Herpes vírus entre outros. A depender de outros sintomas associado à inflamação na faringe o pediatra consegue decifrar se é uma infecção viral ou bacteriana. As faringites virais costumam ser mais fugaz e a depender da idade (os mais velhos) e da imunidade do seu filho, os sintomas de dor e febre podem durar 2 a 3 dias e logo os sintomas passam.
Repararam que a maioria das doenças que citei para vocês são de causa viral? Então quando seu filho começar a apresentar dor de garganta e seu pediatra não receitar um antibiótico logo nos primeiros dias é porque nem sempre o tratamento será com ele. Avaliar uma garganta no primeiro dia de dor é muito difícil e posso dizer que é quase impossível determinarmos se essa inflamação é de origem viral ou bacteriana. Por isso, o mais adequado é que seu filho seja novamente avaliado pelo pediatra em 2 dias, para que ao ser reexaminado o pediatra irá procurar novos sinais e sintomas que o ajudará a determinar se é viral ou bacteriano e qual o melhor tratamento para o seu filho, pois como vimos, um antibiótico mal indicado pode ter suas complicações. E as complicações dos antibióticos não são "só uma possível mancha na pele", mas sim também uma alergia real, o prejuízo na flora bacteriana intestinal que faz parte do nosso sistema imune e diarreia decorrente a essa disbiose que ocorre no intestino.
Essa matéria que escrevi para vocês é para mostrar as causas mais comuns de dor de garganta em pediatria e ela não dispensa avaliação do seu pediatra para fazer o diagnóstico corretamente. Na vigência de dor de garganta e manchas na pele, sempre fale com seu médico!
Caso precise de mais, marque uma consulta que será um prazer ajudá-los a cuidar do seu filho e tirar todas as dúvidas!
Referências:
1) Pathogenesis, epidemiology, andclinicalmanifestationsofadenovirusinfection. Disponível em:
2) Acutepharyngitis in childrenandadolescents: Symptomatictreatment. Disponível em:
3) Clinicalmanifestationsandtreatmentof Epstein-Barrvirusinfection. Disponível em:
Este artigo foi escrito para fins informativos e não substitui a consulta médica. Consulte sempre um pediatra qualificado para ter o diagnóstico e tratamento individualizado.