Febre Chikungunya: por que dói tanto?

  • 28 Fevereiro 2024

Febre Chikungunya é outra doença causada pelo mosquito Aedes aegypti.

Esta doença também é de causa viral e provoca sintomas como, mal estar, dor, inflamação articular generalizada de forte intensidade, febre, manchas na pele que podem causar coceira, as quais podem durar de 3-7 dias e desaparecem sozinhas - em crianças podem aparecer algumas bolhas.

Post Image

Foto: Uptodate. Manchas na pele típica da Febre Chikungunya.

Essa dor articular importante ocorre porque após a infecção o vírus se replica diretamente nas articulações, causando uma reação inflamatória local intensa.

A artrite crônica (inflamação persistente das articulações) causada pelo vírus Chikungunya desenvolve-se em aproximadamente 60% dos indivíduos infectados. Por que alguns pacientes desenvolvem dor crônica nas articulações e outros não, não é bem compreendido.

Como fazemos o diagnóstico de Chikungunya?

Os sinais e sintomas apresentados pelo paciente associado a um hemograma pode auxiliar no diagnóstico, pois nele haverá queda dos leucócitos e dos linfócitos, mas aqui as plaquetas são normais. Entretanto, o que dará o diagnóstico de certeza é um RT-PCR ou pesquisa de anticorpo para o vírus Chikungunya sendo positivo.

Algumas complicações decorrentes à infecção pelo Chikungunya são a Síndrome de Guillain-Barré, mielite e convulsões.

Não há relatos na literatura médica de infecção congênita pelo vírus Chikungunya, mas há relatos de abortamento e não há contraindicação de amamentação no caso da infecção materna.

O tratamento é voltado para os sintomas, então podemos usar dipirona ou paracetamol para controle das dores e da febre. Nos casos da artrite crônica será indicado o uso de corticosteroides oral e em casos de dor refratária pode ser necessário o uso de analgésicos opioides (codeína e tramadol).

Como nos proteger de ser picados pelo mosquito?

É preciso fazer controle da proliferação deles fechando caixa d'água, eliminando recipientes que acumulam água parada, fazer limpeza constante de bebedouro de animais, colocando telas nas janelas, mosquiteiros sobre o berço de bebês e aplicando repelentes.

Veja como usar os repelentes e o que fazer em menores de 6 meses aqui.

Referências:

1) Chikungunyafever: Epidemiology, clinical manifestations, anddiagnosis. Disponível em:

https://www.uptodate.com/contents/chikungunya-fever-epidemiology-clinical-manifestations-and-diagnosis?search=chikungunya&source=search_result&selectedTitle=5~46&usage_type=default&display_rank=5>

2) Manejo clínico da Chikungunya - Ministério da Saúde - Brasil. 2017

Este artigo foi escrito para fins informativos e não substitui a consulta médica. Consulte sempre um pediatra qualificado para ter o diagnóstico e tratamento individualizado.


Sobre a autora

Doutora Alyne Brisotti

Pediatra engajada em aleitamento materno, focada no cuidado com o neurodesenvolvimento infantil e defensora de uma infância natural e saudável