Picada de inseto e suas consequências.
- 28 Fevereiro 2024
Se tem uma condição que bebês e crianças sofrem é com picada de insetos!
A pele do bebê e da criança são muito sensíveis e frequentemente a picada de algum inseto, seja ele formiga, pulga, carrapato ou mosquitos, acaba gerando um processo inflamatório local mais intenso que o normal causando muita coceira ou causando doenças.
As condições de saúde relacionadas são o Prurigo Estrófulo, a Dengue, Febre Amarela, Febre Chikungunya e Zika.
Uma condição muito comum em crianças é a alergia da picada de insetos.
Na verdade, o termo correto é reação de hipersensibilidade - ela é mais branda que a alergia propriamente dita. Essa reação ocorre por conta dos alérgenos que existem na saliva destes insetos. Sim, os insetos têm saliva!
Nem sempre será na primeira picada que haverá reação disseminada, mas após algumas picadas em ocasiões diferentes o corpo monta uma resposta de defesa tão intensa, que bastam poucas picadas que logo aparecem bolinhas pelo corpo inteiro. Isso mostra que não necessariamente houveram tantas picadas de uma só vez, mas o corpo reagiu de forma tão intensa que elas se espalham pelo corpo todo. Damos a essa reação o nome de Prurigo Estrófulo (prurigo significa "coceira" e estrófulo significa erupção cutânea), traduzindo: bolinhas que coçam!
O Prurigo Estrófulo em geral tem início entre os 12 e os 24 meses de vida, mas poderá ser mais precoce nos pacientes intensamente expostos aos insetos, e tendem a sarar após os 10 anos de idade.
As lesões podem durar em média 10 a 15 dias.
Mosquitos e pernilongos (agentes “voadores”) provocam mais lesões nas regiões expostas do corpo, como na região dos braços e pernas. Esses insetos são característicos de regiões quentes e úmidas de clima tropical e a doença é mais frequente nos meses quentes do ano.

Pulgas ou percevejos (agentes “andadores”) costumam provocar lesões no tórax, abdome e nas costas. A presença de pápulas em grupos de 2 ou 3, com disposição linear e próxima aos elásticos de roupas e fraldas sugerem estes agentes.
As lesões causadas por pulgas durar de 4 a 6 semanas e depois podem deixar uma mancha na pele no local da picada.

Os percevejos são resistentes aos inseticidas disponíveis sendo o seu controle um desafio, por isso, está indicado lavar a roupa de cama com água quente, aspirar e limpar a vapor colchões e sofás frequentemente.
Veja como usar os repelentes e o que fazer em menores de 6 meses aqui.
Referências:
Picadas de Inseto: Prurigo Estrófulo ou Urticária Papular - Sociedade Brasileira de Pediatria. 2022
Este artigo foi escrito para fins informativos e não substitui a consulta médica. Consulte sempre um pediatra qualificado para ter o diagnóstico e tratamento individualizado.