Qual repelente posso usar no meu filho?
- 7 Fevereiro 2024
Nos meses de primavera e verão há uma maior proliferação de mosquitos os quais nos atormentam fazendo barulho na madrugada e devoram os nossos pequenos. Picadas de inseto incomodam e podem evoluir para o Prurigo Estrófulo. Outras condições que também são causadas por mosquitos são as doenças como Dengue, Febre Amarela, Zika e Chikungunya.
Insetos como pulgas, percevejos e carrapatos também podem nos picar e trazer doenças. Por esse motivo devemos tentar prevenir ao máximo essas picadas!
Podemos aplicar na casa inseticidas em spray, repelentes tópicos e elétrico e usar barreiras físicas para tentar impedir a entrada do inseto.
Uma forma de barreira física são as roupas. Vista a criança com blusas de mangas longas e calças compridas em locais de maior exposição aos insetos.
Nas janelas e portas das casas podem ser colocadas telas que impeçam a entrada dos insetos na casa. Mosquiteiros nas camas evitam os insetos voadores. Além disso, pode-se optar pela aplicação de Permetrina no mosquiteiro e nas roupas aumentando a sua eficácia. Os tecidos tratados com Permetrina devem ser retratados a cada 10 lavagens. Telas impregnadas com esta medicação são recomendadas para crianças maiores de 6 meses de idade.
Nos períodos do nascer e pôr do sol manter as janelas fechadas, pois é neste horário que os insetos voadores do gênero Anopheles (mosquito transmissor da Malária) procuram a refeição. Os mosquitos do gênero Aedes (mosquito transmissor da Dengue, Zika, Febre Amarela e Chikungunya) têm maior atividade diurna e em áreas abertas, devendo a criança proteger-se durante esse período quando está brincando fora de casa. Ambientes climatizados com ar condicionado afastam os mosquitos do recinto.
O uso de repelentes elétricos é benéfico e reduz a entrada de insetos voadores quando colocados próximo de janelas e portas. Nunca deixe repelente de tomada ligados em ambientes sem ventilação, por exemplo, no quarto ligado a noite inteira com a janela e a porta fechadas, pois há risco de intoxicação pelo produto vaporizado. As velas de citronelas podem ajudar a repelir os insetos e podem ser colocadas nas varandas e perto das portas e janelas na tentativa de que o inseto voador não entre em casa.
Os repelentes tópicos infantis, os quais podem ser aplicados após os 6 meses de idade, podem ser usados nas áreas expostas do corpo para passeios em locais com maior número de insetos, e não devem ser utilizados durante a noite ou por períodos prolongados. Os repelentes que contém DEET são utilizados há mais tempo, porém, os repelentes mais novos compostos de Icaridina ou IR3535 também são eficazes e seguros. Deixo para vocês a tabela com as marcas, tempo de duração e a idade permitida para consultarem qual repelente é permitido para a idade do seu filho.
Bebês menores de 2 meses devem usar repelentes tópicos apenas sob orientação do pediatra.



Alguns cuidados devem ser tomados em relação à aplicação dos repelentes. O ideal é que sempre um adulto aplique o produto nas áreas exposta da criança.
Lembrar de lavar as mãos após o uso para remover o produto e sempre dar um banho para remover o produto do corpo após a exposição aos insetos.
Referências:
1) Picadas de Inseto: Prurigo Estrófulo ou Urticária Papular - Sociedade Brasileira de Pediatria. 2022
Este artigo foi escrito para fins informativos e não substitui a consulta médica. Consulte sempre um pediatra qualificado para ter o diagnóstico e tratamento individualizado.